Você sabe o que é PLD e como ele funciona?

Relógios de energia demonstram o que é PLD e seus valores

O PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) é um valor determinado diariamente para cada patamar de carga, com base no Custo Marginal de Operação.

Ele é limitado por preço máximo e mínimo vigentes para cada período de apuração e para cada submercado.

Os intervalos de duração de cada patamar são determinados para cada mês de apuração pelo ONS e informados à CCEE, para que sejam considerados no Sistema de Contabilização e Liquidação (SCL).

Parece um conceito complicado, mas vamos explicar em detalhes, para que você entenda realmente o que é PLD.

Grande impacto no mercado livre de energia

Já abordamos diversas vezes por aqui o poder de transformação de um negócio que o mercado livre de energia pode proporcionar.

Por ser um ambiente no qual os consumidores livres têm autonomia para negociar e estabelecer em contratos os volumes de compra e venda de energia e seus respectivos preços, cada vez mais empresas mergulham nesse universo de poder de decisão e liberdade de escolha.

Alguns métodos e índices que merecem atenção no momento de adquirir energia elétrica diretamente com geradoras e comercializadoras podem não ser tão claros para a maioria dos consumidores.

O Preço de Liquidação das Diferenças é um deles, e hoje vamos detalhar o que é, como é medido e qual a sua importância.

Vamos conhecê-lo?

Preço de Liquidação das Diferenças

O Preço de Liquidação das Diferenças é um valor determinado diariamente para cada patamar de carga com base no Custo Marginal de Operação, limitado por um preço máximo e mínimo vigentes para cada período de apuração e para cada submercado.

Mas o que isso significa?

O mercado de energia brasileiro é dividido em quatro submercados: Norte, Nordeste, Sul e Sudeste/Centro-Oeste.

Esses subsistemas estão todos interligados e conectados através do Sistema Interligado Nacional (SIN), que permite transferências de energia entre eles.

Esse cálculo dividido por submercado é utilizado para valorar os volumes de energia liquidados – diferença entre energia contratada e consumida ou gerada – na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

Além disso, os intervalos de duração de cada patamar são determinados para cada mês de apuração pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e informados à CCEE para que sejam considerados no Sistema de Contabilização e Liquidação (SCL).

É possível acompanhá-lo por conta própria em nosso site, analisando patamares e submercados.

Basicamente, esses preços resultantes dos cálculos servirão para a liquidação de toda a energia não contratada entre os agentes.

Entendendo melhor os preços

De acordo com a CCEE, “em função da preponderância de usinas hidrelétricas no parque de geração brasileiro, são utilizados modelos matemáticos para o cálculo do PLD, que têm por objetivo encontrar a solução ótima de equilíbrio entre o benefício presente do uso da água e o benefício futuro de seu armazenamento, medido em termos da economia esperada dos combustíveis das usinas termelétricas.”

A Câmara parte da premissa de que utilizar ao máximo a energia hidrelétrica disponível em cada período é a opção mais econômica para o mercado e seus consumidores.

Vale destacar que desde janeiro de 2021, o PLD passou a ser calculado diariamente, e não mais semanalmente, como era feito até dezembro de 2020.

Seus valores são definidos no método ex ante, no qual todo final do dia é divulgado para Câmara o PLD do dia seguinte, num processo contínuo, divididos por patamar de carga – leve, médio e pesado – e submercado.

Vale lembrar que cada submercado tem seu valor próprio.

Mas isso não impede que sejam avaliados também valores mensais e semanais.

Tabela descritiva indicando os valores e o que é PLD
Valores que mostram o que é o PLD e como ele influencia o mercado livre de energia. Fonte: site Focus Energia.

Os modelos matemáticos citados para o cálculo do PLD são os modelos computacionais DECOMP (curto prazo) e NEWAVE (longo prazo), que consideram variáveis como estado atual dos reservatórios, consumo previsto, armazenamento, carga do sistema e disponibilidade de transmissão e geração.

O PLD na prática

Imagine que um consumidor tenha um déficit de consumo de energia elétrica — consumiu um montante acima do valor contratado.

A ele, cabem duas opções:

  • A primeira é efetuar uma contratação direta com o gerador ou comercializador de energia, como a Focus, referente ao valor no período excedido de consumo;
  • A outra opção é deixar que esse valor seja incorporado ao valor do PLD. Indo por essa escolha, o consumidor terá um débito a pagar à CCEE pela parcela de energia consumida acima da energia contratada.

A prática também funciona ao inverso.

Caso esse mesmo consumidor, em um determinado mês, consumir menos energia elétrica do que foi contratada, poderá vender o valor excedente diretamente a uma comercializadora de energia ou deixar que o seu saldo seja valorado ao PLD.

Sendo assim, ele terá um crédito a receber da Câmara pela parcela de energia não consumida.

Isso mostra o quão importante é cada consumidor se atentar ao seu perfil de consumo para poder, em parceria com especialistas, planejar uma gestão de energia assertiva para seu estabelecimento.

Nesse planejamento é feita, entre outras coisas, a análise das demandas elétrica e contratada , para que não aconteça um déficit ou um superávit de energia.

Por que o PLD é tão importante?

O PLD é a variável mais importante no mercado livre de energia.

Ele influencia diretamente nos preços de compra e venda de energia para contratação de médio e longo prazo, além de ser o preço base para as contratações e liquidações de energia que não foram adquiridas previamente no Mercado de Curto Prazo.

Entender o que é PLD e acompanhar seus valores dos últimos meses e de anos anteriores auxilia empresas e especialistas em gestão energética a fazerem melhores investimentos, aproveitando menores preços e melhores condições de pagamentos.

Atuando de maneira sólida no mercado energético brasileiro e com uma equipe com mais de 15 anos de experiência, a Focus permite aos seus clientes uma negociação de aquisição de energia elétrica rápida e eficiente.

Com um vasto setor de atuação, que abrange desde o varejo até mineração, pautamos nossas estratégias em uma busca constante de oportunidades que tragam valor de marca para suas operações.

Trabalhe com facilidade e clareza no mercado livre de energia com os valores de PLD em parceria conosco e transforme a gestão energética de sua empresa.

Fique por dentro também de todas as novidades do mercado brasileiro de energia através de nossas redes sociais e na seção de blog no nosso site.

Focus, energia para a vida.

COMPARTILHAR

CATEGORIA

ARQUIVOS

ARQUIVO
focus_energia_logo
powe

Av. Magalhães de Castro 4800 Continental Tower – 9ºandar | Cidade Jardim São Paulo | CEP: 05676-120 | Telefone: + 55 11 3136-0011

© Focus Energia 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

© Focus Energia 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

Open chat
Fale com nossa área comercial