Vantagens de uma boa gestão energética industrial

Engenheiro eletricista acompanha os valores de consumo de energia de uma indústria

Para garantir os melhores resultados e a redução de custos, é fundamental transferir a sua gestão energética industrial para as mãos de uma empresa consolidada e com um relacionamento duradouro com o mercado.

Um bom trabalho de gestão ativa, buscando melhorias contínuas nos contratos, proporciona ótimos ganhos para vários setores da indústria.

Gestão de energia eficiente é capaz de fazer a diferença

Já abordamos por aqui a respeito da importância da gestão de energia na identificação de boas oportunidades no mundo corporativo.

Ter mecanismos e dados eficazes em mãos podem transformar toda a operação de um negócio, proporcionando otimização e redução de custos.

Dada a importância da energia elétrica para o cotidiano operacional e o seu alto custo, buscar uma gestão eficiente ultrapassa o âmbito financeiro e se mostra como um fator positivo na construção de uma imagem de marca também.

Por isso, o nosso conteúdo de hoje irá abordar como uma gestão de energia eficiente pode fazer a diferença no setor industrial.

O grande obstáculo para que essa busca por uma gestão energética industrial se torne um procedimento comum de planejamento corporativo é o fato de ela ser pouco buscada pelos gestores e gestoras do nosso mercado.

E quando procurada, quase sempre está atrelada à economia financeira.

Fato compreensível; pois, a energia elétrica se apresenta como um dos custos mais onerosos no setor industrial e pode significar mais de 40% de seus custos de produção.

Claro que obter uma redução de custos de maneira eficiente para a sua empresa, ainda mais se tratando de consumo de energia elétrica, é sempre bem-vindo.

Contudo, é possível ir além e conquistar muitos outros benefícios ao procurar por uma assessoria especializada.

Vamos descobrir quais?

Por que investir em gestão energética industrial

Para iniciarmos, é fundamental ter em mente que uma boa gestão de energia vem acompanhada de uma assessoria especializada e que planeja a curto, médio e longo prazo quais medidas e procedimentos devem ser tomados para êxito.

Por tanto, é preciso ter calma e escolher bem com quem buscar esse serviço.

Eficiência energética

O primeiro benefício que sua empresa terá com uma gestão energética industrial é o uso eficiente de energia elétrica.

O processo se inicia com a identificação de demanda contratada — um estudo que serve para analisar qual é a carga necessária em kW para que as operações funcionem perfeitamente.

Além disso, os estudos permitem identificar processos e equipamentos que representam malefícios em termos de consumo e desempenho.

Um exemplo prático é a análise das cargas de energia ativa e reativa de sua indústria, que, se mal utilizadas, podem trazer sérios danos internos e à vizinhança.

O uso eficaz de energia elétrica também garante segurança aos colaboradores que operam as máquinas e os equipamentos industriais.

Redução de custos

O item mais desejado quando falamos de gestão energética industrial é, sem dúvidas, a redução de custos.

As análises são capazes de identificar e auxiliar uma série de revisões de processos físicos e gerenciais que, reestruturados, podem trazer uma redução de gastos significativa para a sua empresa.

Isso porque, em grande parte do tempo, redução de custos e eficiência energética caminham juntas.

A identificação da carga de demanda contratada, por exemplo, se traduz em otimização da energia total consumida e consequentemente em uma tarifa de menor valor.

Além disso, uma assessoria especializada também permite formas diferenciadas de compra e venda de energia elétrica.

Através do mercado livre de energia é possível estabelecer contratos eficientes e que se adequem às necessidades de sua indústria.

A liberdade de escolha e o poder de decisão são itens primordiais para quem busca redução de custos.

Gestor energético analisa o consumo de energia em uma indústria
Fazer uma boa gestão energética industrial é ser o fator fundamental na jornada de uma empresa.

Diminuição no impacto ambiental

Uma boa gestão energética também é capaz de reduzir significativamente os impactos ao meio ambiente.

Um motor industrial com alto índice de eliminação de resíduos degradantes, por exemplo, será melhor aproveitado através de estudos e análises de desempenho, causando menor degradação à nossa atmosfera.

Inclusive, a busca corporativa por ações sustentáveis é algo que vem crescendo a cada ano.

O conceito ESG, que consiste em ações voltadas à construção de novos negócios visando critérios de sustentabilidade e não apenas o lucro, já é a realidade de inúmeras empresas ao redor do mundo.

A construção de uma imagem de marca positiva é o principal benefício ao se praticar o conceito.

Além disso, através do mercado livre de energia, também é possível consumir eletricidade advinda de fontes renováveis, como energia solar e energia hidráulica.

O Brasil é um dos países com maior potencial de energia renovável do mundo, sendo responsável pela produção de 7,2% da carga mundial.

Para se ter uma ideia, em 2017, cerca de 80% de toda a energia gerada no país foi por meio das fontes renováveis, tendo como maior parte (mais da metade) a força das águas, responsável pela energia hídrica.

Através de assessoria especializada, a Focus pode direcionar sua empresa a como consumir energia elétrica através de fontes renováveis.

Fim do desperdício de eletricidade

Além de evitar desperdício operacional, uma gestão energética industrial eficiente também colabora para o fim do mau uso nas áreas corporativas e de governança.

Uma elaborada análise de processos, aliada às atividades práticas e simples do dia a dia, é potencialmente eficaz na luta contra o desperdício de energia.

Além disso, o comprometimento interno pode gerar sensação de pertencimento por parte dos colaboradores ao enxergarem a visão diferenciada de sua empresa em relação ao tema.

Consequentemente, colaboradores identificados e motivados, produzem mais e melhor.

Aqui, o benefício é institucional e financeiro.

Focus: gestão energética eficiente

Mais do que um item a ser considerado no planejamento anual, uma gestão energética eficiente é fundamental e pode ser o fator decisivo na jornada de sua indústria.

Atuando de maneira sólida no mercado de energia e com uma equipe com mais de 15 anos de experiência, a Focus trabalha com uma gestão ativa e eficiente de energia elétrica, com permanente monitoramento de portfólio para aproveitar as melhores oportunidades e assessorar procedimentos e negociações no mercado de energia.

Entre em contato conosco e conheça as vantagens que a Focus te proporciona e transforme as operações de sua empresa.

Fique por dentro de todas as novidades do mercado brasileiro de energia através de nossas redes sociais.

Focus, energia para a vida.

 

COMPARTILHAR

CATEGORIA

ARQUIVOS

ARQUIVO
focus_energia_logo
powe

Av. Magalhães de Castro 4800 Continental Tower – 9ºandar | Cidade Jardim São Paulo | CEP: 05676-120 | Telefone: + 55 11 3136-0011

© Focus Energia 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

© Focus Energia 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

Open chat
Fale com nossa área comercial

ATENÇÃO! Em breve este site será descontinuado.

A Focus Energia agora é Eneva.

A partir de agora nossos clientes e parceiros passam a contar com a experiência de uma das maiores operadoras integradas de energia do Brasil, com maior capacidade de investimento e com novas soluções de energia para o seu negócio. Acesse www.eneva.com.br para conhecer mais sobre a Eneva e as nossas soluções em energia.

Siga as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: