Tudo sobre a compra de energia elétrica para consumo por demanda contratada

Relógios de energia simbolizam a importância da compra de energia elétrica para consumo por demanda contratada

Neste artigo, trazemos para você todos os detalhes sobre a compra de energia elétrica para consumo por demanda contratada.

Demanda contratada é basicamente a potência ativa obrigatória e continuamente disponibilizada pela distribuidora, de acordo com valor e período de vigência fixados em contrato.

Além disso, vamos te explicar como ela define o valor mínimo para acesso ao Mercado Livre de Energia.

A importância da demanda contratada

A demanda contratada é um dos valores mais importantes a serem definidos para o funcionamento de qualquer estabelecimento.

Mas, por quê?

Quando uma empresa ou uma indústria iniciam suas operações, obrigatoriamente precisam assinar um contrato com uma fornecedora de energia.

Optando pelo Ambiente de Contratação Regulada ou pelo Ambiente de Contratação Livre, o valor de demanda contratada deve ser estipulado através de avaliação de quantidade de demanda elétrica — quantidade de potência em kW que um determinado equipamento necessita da rede elétrica para funcionar — que a empresa precisará para as suas operações.

Essa análise, basicamente, determina se a empresa necessitará de uma demanda contratada para todos os horários do dia — a conhecida tarifa horária verde — ou se irá necessitar de demanda para o horário de ponta e o horário fora de ponta — tarifa horária azul — com valores diferenciados para cada horário.

Definir a necessidade de cada estabelecimento entre tarifa horária verde e tarifa horária azul é fundamental no momento de decisão de compra de energia elétrica para consumo por demanda contratada.

Mas, como assim?

Compra de energia elétrica para consumo por demanda contratada

O grande intuito de estabelecer valores de demanda contratada para unidades consumidoras classificadas no Grupo A — consumidores de alta tensão — é mantê-las dentro dos limites estipulados em contrato a fim de evitar sobrecarga no sistema elétrico e consequentemente grandes crises de energia.

Isso porque, utilizando ou não toda a carga estabelecida em contrato, o consumidor deve pagar pela demanda total.

Ou seja, uma má avaliação dos valores de demanda pode causar sérios prejuízos financeiros a um estabelecimento, além de colocar em risco os sistemas elétricos distribuídos pelo Brasil.

“Contudo, e caso a avaliação tenha sido feita, mas ainda assim o consumo seja inferior ao que foi estipulado? É possível alterar, redefinir ou até mesmo buscar outras alternativas de consumo?”

Sim, é possível!

Mas é imprescindível que essa decisão seja tomada em conjunto com uma equipe especializada em assessoria e gestão energética para que, quando a solicitação for feita, tudo ocorra de maneira correta e efetiva.

Alterando a demanda contratada

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o consumidor tem até 3 ciclos de faturamento — o equivalente a 90 dias — para pedir alteração no valor da demanda contratada estipulada no projeto.

Caso a avaliação nesses 90 dias ainda não seja satisfatória e a prorrogação do prazo não tenha sido aceita, também é possível solicitar alteração na demanda contratada uma vez a cada 12 ciclos de faturamento — o equivalente a 365 dias —, cabendo à concessionária aceitar ou não, dentro de um prazo de 30 dias.

Para exemplificar, suponha que sua empresa possui demanda contratada de 2.000 kW — 2 MW — e que, analisando as faturas dos últimos 12 ou 24 meses, você constate que ela nunca ultrapassou a demanda nesse período.

Indo mais a fundo, suponha que dentro do prazo analisado, a demanda sempre se manteve na casa dos 1.500 kW e que a previsão para o próximo ano seja a mesma.

Nessa ocasião, há um sinal de possibilidade de diminuir a demanda contratada para um valor próximo de 1.600 kW.

Mas seria a melhor opção?

Demanda contratada e o mercado livre de energia

Buscar a redução de custos em energia sempre foi um grande desafio dos gestores de todas as indústrias e empresas.

O mercado livre de energia — ou Ambiente de Contratação Livre — é uma das grandes alternativas frente a esse desafio.

Através de um grande poder de decisão e contratos bilaterais e flexíveis, é possível reduzir de maneira significativa a conta de energia elétrica.

E ele também se mostra uma grande opção na compra de energia elétrica para consumo por demanda contratada.

Nele, a liberdade de escolha se transforma em economia de custos.

Entretanto, apesar de ser altamente benéfico e vantajoso, migrar para o mercado livre requer algumas condições que, inclusive, estão diretamente ligadas aos valores de demanda contratada.

Isso porque, no ambiente, existem dois tipos de consumidores: os livres e os especiais.

Os Consumidores Livres devem apresentar demanda contratada mínima de 1.500 kW — valor atualizado com a Portaria 465/2019 e que entrou em vigor a partir de primeiro de janeiro de 2021 — e podem optar entre Energia Convencional ou Energia Incentivada.

Já os Consumidores Especiais podem ser uma unidade ou um conjunto de unidades consumidoras localizadas em uma área adjacente ou de mesmo CNPJ, que tenha uma carga maior ou igual a 500 kW.

Vale destacar que os Consumidores Especiais podem contratar apenas Energia Incentivada.

Com isso, vamos considerar novamente o exemplo que vimos acima.

Tendo a sua empresa um valor de demanda contratada de 2.000 kW, ela está apta a migrar para o mercado se enquadrando na categoria de Consumidor Livre.

Isso possibilitaria, além de redução de custos, a chance de consumir energia limpa e renovável, a chamada Energia Incentivada.

Seria possível, ainda, alterar o valor da demanda contratada para a casa dos 1.600 kW e também migrar para o mercado livre.

Uma ação não anula a outra.

Esse exemplo também vale para valores menores e que atinjam ou ultrapassem os 500 kW necessários para uma empresa se enquadrar na categoria de Consumidor Especial.

Moedas empilhadas ao lado de uma lâmpada acesa ilustram a economia que a compra de energia elétrica por demanda contratada pode trazer
O mercado livre de energia é a melhor opção para compra de energia elétrica para consumo por demanda contratada.

Como proceder?

Tendo em vista a grande importância que esse item tem no planejamento financeiro de uma empresa, naturalmente surge a dúvida sobre como proceder na compra de energia elétrica para consumo por demanda contratada.

Para tanto, existem profissionais exclusivos que analisam, quantificam e consolidam esses valores, sempre com base nas cargas do contratante.

Contudo, mesmo com a existência de especialistas no assunto, possuir um histórico de consumo, de no mínimo um ano, possibilita uma análise mais perto da realidade e muito mais assertiva.

A Focus atua, entre outros serviços, como gestora de energia e possui uma longa experiência e bom relacionamento com o mercado energético brasileiro.

Realizamos atendimento sob medida para identificar oportunidades a partir das necessidades de nossos clientes, propondo as melhores soluções em demanda contratada através de uma análise individualizada da conta de cada cliente, em variados segmentos de mercado, proporcionando uma gestão eficiente e clara.

Focus: gestão energética eficiente

Com sólida atuação e mais de 15 anos de experiência no mercado brasileiro de energia, trabalhamos para gerar desenvolvimento e para ampliar as capacidades de produção energética, trazendo aos nossos clientes as melhores oportunidades.

Atuando em quatro segmentos, trabalhamos de maneira individualizada para proporcionar os melhores resultados em comercialização de energia, gestão de energia, Geração Distribuída e geração de energia.

Conheça mais sobre a Focus através de nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas soluções e todas as novidades do mercado brasileiro de energia.

Focus, energia para a vida.

COMPARTILHAR

CATEGORIA

ARQUIVOS

ARQUIVO
focus_energia_logo
powe

Av. Magalhães de Castro 4800 Continental Tower – 9ºandar | Cidade Jardim São Paulo | CEP: 05676-120 | Telefone: + 55 11 3136-0011

© Focus Energia 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

© Focus Energia 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

Open chat
Fale com nossa área comercial

ATENÇÃO! Em breve este site será descontinuado.

A Focus Energia agora é Eneva.

A partir de agora nossos clientes e parceiros passam a contar com a experiência de uma das maiores operadoras integradas de energia do Brasil, com maior capacidade de investimento e com novas soluções de energia para o seu negócio. Acesse www.eneva.com.br para conhecer mais sobre a Eneva e as nossas soluções em energia.

Siga as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: