PLD horário: o que muda?

PLD horário altera maneira de se calcular o valor da energia elétrica

Em janeiro de 2021, entrou em vigor o PLD horário.

Isso significa que o PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) passa a ser por hora e divulgado diariamente.

Ou seja, durante um mês teremos 2.880 valores de PLD.

Anteriormente, esse número era de 48 mensais.

Mas, afinal, quais as diferenças e qual é o real impacto dessa mudança para o setor elétrico brasileiro?

Entenda!

Entendendo o Preço de Liquidação das Diferenças

O Preço de Liquidação das Diferenças é um valor determinado para cada patamar de carga com base no Custo Marginal de Operação, limitado por um preço máximo e mínimo vigentes para cada período de apuração e para cada submercado.

Mas, o que isso significa?

O mercado de energia brasileiro é dividido em quatro submercados: Norte, Nordeste, Sul e Sudeste/Centro-Oeste.

Esses subsistemas estão todos conectados através do Sistema Interligado Nacional (SIN), que permite transferências de energia entre eles.

Esse cálculo dividido por submercado é utilizado para valorar os volumes de energia liquidados – diferença entre energia contratada e consumida ou gerada – na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

Por que o PLD é tão importante?

O PLD é a variável mais importante no mercado livre de energia.

Ele influencia diretamente nos preços de compra e venda de energia para contratação de médio e longo prazo, além de ser o preço base para as contratações e liquidações de energia que não foram adquiridas previamente no Mercado de Curto Prazo.

Entender o que é PLD e acompanhar seus valores dos últimos meses e de anos anteriores auxilia empresas e especialistas em gestão energética a fazerem melhores investimentos, aproveitando menores preços e melhores condições de pagamentos.

O principal ponto a respeito de PLD é o de que os intervalos de duração de cada patamar eram determinados para cada semana de apuração pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e informados à CCEE para que fossem considerados no Sistema de Contabilização e Liquidação (SCL).

Contudo, desde janeiro de 2021, o PLD passou a ser calculado diariamente.

Mas, o que significa essa mudança e como ela impacta no mercado de energia?

O novo PLD horário

A nova proposta de funcionamento do Preço de Liquidação das Diferenças se deu, entre outros fatores, com o intuito de acompanhar a evolução da matriz energética brasileira e sofisticar o mercado livre de energia e seu potencial de criação de novos produtos.

Com isso, o PLD horário permitirá a criação de novos modelos de contrato e maior flexibilização do uso da energia elétrica, além de viabilizar investimentos em novos negócios e tecnologias, principalmente focados em energia verde — eletricidade advinda de fontes renováveis.

A projeção para a energia solar, por exemplo, é de que até 2029, o Brasil irá quadruplicar seus investimentos, elevando a participação da fonte de 2% para 8% em nossa matriz energética.

Com a energia eólica acontecerá o mesmo.

De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia 2029 (PDE 2029), nos próximos 10 anos, a participação da energia eólica saltará de 9% para 16% na matriz energética brasileira.

Ou seja, o avanço das fontes renováveis impõe essa necessidade de mudança para PLD horário.

Primeiro porque essas fontes dependem de condições climáticas que alteram rapidamente os valores de mercado. Com o PLD horário, haverá maior precisão no momento de decisão de preços.

Segundo porque a liberdade de escolha e a economia de custos que as fontes renováveis proporcionam pedem automaticamente uma nova maneira de se calcular e formar os preços da energia elétrica.

É uma evolução natural e intuitiva, que foi acertadamente antecipada.

PLD horário e o novo modelo computacional

O novo PLD horário trouxe também um novo modelo computacional para contabilização e liquidação no mercado livre.

O Modelo de Despacho Hidrotérmico de Curto Prazo (DESSEM), foi implementado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em janeiro de 2020 e adotado em primeiro de janeiro de 2021 pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) como fator determinante na nova precificação.

Ele consolidará a aproximação entre a real operação e a formação dos preços, beneficiando os consumidores de energia elétrica.

O DESSEM é uma modelagem matemática para otimização, que foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel), da Eletrobras, principal referência no setor.

Ele visa otimizar a operação diária dos sistemas de energia no Brasil, considerando tanto aspectos relacionados à rede elétrica como à operação das usinas hidroelétricas, termoelétricas e demais componentes do setor.

Plano antigo

É interessante destacar, também, que a ideia de implementar um cálculo de preços horários não é um tema recente.

Em meados do ano 2000, a Agência Nacional de Energia Elétrica até chegou a propor essa alteração.

Contudo, no ano de 2002, a proposta foi revogada sob a justificativa de que, à época, preços horários em virtude do peso da geração hidráulica com reservatórios na operação do sistema não valiam a pena.

Moedas empilhadas simbolizam novos preços da energia elétrica no Brasil com o PLD horário
O PLD horário pode trazer inúmeros benefícios para o Mercado de Curto Prazo.

O PLD horário e seus benefícios na prática

Baseando-se pro estudos e projeções de agentes como a ANEEL e a CCEE, a precificação diária poderá trazer benefícios como:

  • Preços mais próximos do custo real de operação do Sistema Elétrico: as projeções são de que haverá maior correspondência entre os preços praticados e o comportamento real da operação;
  • Distribuição mais justas dos custos: agentes que podem gerar mais ou consumir menos nos momentos em que o sistema mais precisa tendem a ser favorecidos;
  • Novas oportunidades de negócios: o PLD horário poderá beneficiar novos negócios em Geração Distribuída, programas de armazenamento de energia e diversas outras possibilidades.

Focus, gestão energética eficiente

Atuando de maneira sólida no mercado energético brasileiro e com uma equipe com mais de 15 anos de experiência, a Focus permite aos seus clientes uma negociação de aquisição de energia elétrica rápida e eficiente.

Com um vasto setor de atuação, que abrange desde o varejo até mineração, pautamos nossas estratégias em uma busca constante de oportunidades que tragam valor de marca para suas operações.

Trabalhe com facilidade e clareza no mercado livre de energia com os valores de PLD em parceria conosco e transforme a gestão energética de sua empresa.

Fique por dentro também de todas as novidades do mercado brasileiro de energia através de nossas redes sociais e no nosso blog.

Focus, energia para a vida.

 

 

COMPARTILHAR

CATEGORIA

ARQUIVOS

ARQUIVO
focus_energia_logo
powe

Av. Magalhães de Castro 4800 Continental Tower – 9ºandar | Cidade Jardim São Paulo | CEP: 05676-120 | Telefone: + 55 11 3136-0011

© Focus Energia 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

© Focus Energia 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

Open chat
Fale com nossa área comercial