O que são fontes de energias renováveis

Painéis para a geração de energia fotovoltaica.

Fontes de energia renováveis, como água, sol e vento são excelentes alternativas na busca por um consumo mais consciente, econômico e sustentável. Entenda o que são fontes de energias renováveis e quais as suas principais diferenças!

Fontes de energia

As fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela sociedade para a produção de algum tipo de energia. Essas fontes podem ser divididas em dois grupos principais: renováveis e não-renováveis. As fontes não renováveis de energia são aquelas que poderão esgotar-se em um futuro relativamente próximo. Alguns recursos energéticos, como o petróleo, possuem seu esgotamento estimado para algumas poucas décadas, o que eleva o caráter estratégico desses elementos.

Já as fontes renováveis são aquelas que têm origem natural — sol, água, vento, por exemplo —, e são encontradas em abundância na natureza, facilitando sua reposição no meio ambiente (o que não significa que sejam inesgotáveis). No entanto, o conceito de renovabilidade depende da escala temporal que é utilizado e os padrões de utilização dos recursos.

Para entendermos a importância das energias originárias dessas fontes renováveis, vamos falar um pouco mais sobre as fontes mais tradicionais primeiro: as não-renováveis.

Energia não-renovável

Como vimos, as fontes não-renováveis de energia são aquelas que se utilizam de recursos naturais esgotáveis, ou seja, que terão um fim, seja em um futuro próximo, seja em um período de médio ou longo prazo. Em alguns casos, esse tipo de energia costuma apresentar problemas de ordem ambiental, além de disputas envolvendo a extração e comercialização de suas matérias-primas, transformando-as mais em um problema do que propriamente em uma solução.

Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.

Combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são o exemplo mais conhecido de fontes de energia não-renováveis por conta de sua flexibilidade em gerar tipos diversos de energia: podem ser utilizados na forma sólida (carvão), líquida (petróleo) ou gasosa (gás natural). Contudo, não existe a possibilidade de se repor o que se gasta deles — ao menos que se espere milhões de anos para que elas comecem novamente a surgir na natureza.

Energia Nuclear

Outra fonte de energia não-renovável é a fissão nuclear. Na energia atômica, a produção da eletricidade ocorre quando o calor é gerado dentro de reatores que trabalham a fissão nuclear do urânio-235, material altamente radioativo — processo feito em usinas nucleares, por exemplo.

Uma consequência negativa da atividade desse tipo de produção energética é justamente a possibilidade de resíduos radioativos se espalhando pelas proximidades das instalações e levando um tempo altamente considerável para perderem radioatividade. As usinas nucleares são menos poluentes do que as termelétricas, mas esse fato gera grande polêmica acerca de sua utilização.

Mas como produzir energia sem agredir pessoas e o meio ambiente?

Após esse panorama que traz o funcionamento e os impactos das fontes de energia não-renováveis, é perceptível o quão benéficas são as fontes de energia renováveis para o meio ambiente e para a sociedade. Ainda caminhando a passos lentos, mas com perspectivas positivas para o futuro — que nem está tão distante assim —, as energias de fontes renováveis já despontam como tendência em inúmeras nações e empresas que carregam consigo a responsabilidade sustentável e a preocupação com as próximas gerações.

Um exemplo claro dessa nova onda é a Inglaterra. No ano de 2019, o país teve pela primeira vez em sua história mais energia elétrica de fontes renováveis do que as derivadas de combustíveis fósseis; e especialistas do mercado de energia afirmam que até 2030, fontes de energia limpa devem substituir as não-renováveis em todo o mundo.

Portanto, as energias renováveis serão indubitavelmente as energias do futuro. Mas como produzi-las e utilizá-las de maneira assertiva?

Silhueta de duas pessoas olhando para o mar. No horizonte, ao fundo, algumas turbinas para a geração de energia eólica. A energia eólica é uma das respostas para a pergunta: o que são fontes de energias renováveis?
A natureza é a matéria-prima das fontes de energia renováveis

Energias renováveis: a energia da natureza

Como vimos, as fontes de energia renováveis são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente em nosso meio ambiente, mas é vital a compreensão de que mesmo que renováveis, essas fontes não são inesgotáveis. Algumas delas, como o vento e a luz solar, são permanentes. Mas outras, como a água, podem acabar caso não adotemos um consumo consciente.

Outro ponto interessante de se destacar também é que fonte de energia renovável não é sinônimo de fonte de energia limpa. A biomassa (queima de substâncias orgânicas), por exemplo, emite agentes poluentes ao ser produzida, causando algum impacto ambiental, mesmo que em pequena escala.

Por isso, separamos as três mais comuns e que têm pouco ou nenhum impacto ambiental: a solar, a eólica e a hidráulica.

Energia solar

A energia solar é o aproveitamento da luz do sol para gerar eletricidade e aquecer a água para uso. Além disso, é também uma fonte inesgotável de energia, haja vista que o Sol – ao menos na sua configuração atual — existirá por bilhões de anos.

Há duas formas de aproveitamento da energia solar: a fotovoltaica e a térmica. Na primeira forma, são utilizadas células específicas que empregam o “efeito fotoelétrico” para produzir eletricidade. A segunda forma, por sua vez, utiliza o aquecimento da água tanto para uso direto quanto para geração de vapor, que atuará em processos de ativação de geradores de energia. É importante lembrar que podem ser utilizados também outros tipos de líquidos.

Energia eólica

O vento é um recurso energético renovável e, portanto, inesgotável. Em algumas regiões do planeta, sua frequência e intensidade são suficientes para geração de eletricidade por meio de equipamentos específicos para essa função. Basicamente, os ventos ativam as turbinas dos aerogeradores, fazendo com que eles convertam a energia mecânica produzida em energia elétrica.

Energia hidrelétrica

A energia hidrelétrica corresponde ao aproveitamento da água dos rios para a movimentação das turbinas de eletricidade. No Brasil, essa é a principal fonte de energia elétrica, haja vista o grande potencial que o país possui em termos de disponibilidade de rios propícios para a geração de hidreletricidade.

Ela é obtida através de Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) , Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) ou Usinas Hidrelétricas (UHEs).

Além desses três tipos de energia, também são energias oriundas de fontes renováveis:

  • Biocombustível;
  • Biomassa;
  • Energia geotérmica;
  • Energia maremotriz.

Benefícios

Além dos benefícios ambientais, as fontes de energia renováveis trazem inúmeros benefícios sociais e econômicos.
Para o meio ambiente, sua utilização gera poucos resíduos poluentes na atmosfera, como o dióxido de carbono. Também necessita de menor utilização de matérias-primas quando comparada às fontes de energia não-renováveis. Há também uma grande preservação dos recursos naturais, aliviando o seu consumo desenfreado em escassez.

No âmbito social, essas fontes são desenvolvedoras econômicas através da geração de empregos e segurança na distribuição de eletricidade.

E na ótica econômica, a energia elétrica proveniente das fontes renováveis é mais barata para o consumidor final, que além de pagar menos, ainda recebe uma energia limpa.

Focus e a utilização de fontes de energia renováveis

Atuando de maneira sólida no mercado de energia e com uma equipe com mais de 15 anos de experiência, a Focus investe de maneira sólida na utilização de fontes de energia renováveis como um dos pilares de nossa inteligência.

Iniciamos nossos investimentos em geração de energia renovável em 2017, com a operação de duas CGHs em Barbacena (MG), passando a oferecer novas opções de aquisição de energia no Ambiente de Contratação Livre e na Geração Distribuída para nossos clientes.

Apostamos que o caminho para um mundo mais sustentável no futuro passa obrigatoriamente pela conscientização e utilização de energias renováveis.

Focus, energia para a vida.

COMPARTILHAR

CATEGORIA

ARQUIVOS

ARQUIVO
focus_energia_logo
powe

Av. Magalhães de Castro 4800 Continental Tower – 9ºandar | Cidade Jardim São Paulo | CEP: 05676-120 | Telefone: + 55 11 3136-0011

© Focus Energia 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

© Focus Energia 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

Open chat
Fale com nossa área comercial