O que é Geração Distribuída: descubra suas vantagens

Vista aérea de uma cidade com desenhos luminosos simulando a distribuição de energia elétrica.

Geração Distribuída é o termo dado à energia elétrica gerada no local de consumo ou próximo a ele, sendo válida para diversas fontes de energia renováveis, como a energia solar, eólica e hídrica, trazendo inúmeros benefícios aos consumidores. Entenda o que é Geração Distribuída e quais são suas vantagens!

A distribuição de energia elétrica no Brasil

Para entendermos o conceito de Geração Distribuída (GD), é importante, primeiro, que façamos uma breve análise do sistema de distribuição de energia elétrica no Brasil. Em resumo, ele se constitui em uma rede complexa de elementos que têm por finalidade conduzir a energia desde o local de sua produção até onde ela será consumida.

Esse sistema conecta unidades geradoras, vias de transmissão e a distribuição aos consumidores finais.
As empresas distribuidoras de energia — públicas ou privadas — são responsáveis pela entrega do insumo através de fio condutores, transformadores e equipamentos de medição, controle e proteção das redes elétricas.

Essa composição de tecnologia possui linhas de alta, média e baixa tensão e a potência da energia distribuída pode ser dividida em duas categorias: redes básicas e redes e distribuição

As redes básicas são aquelas de alta e média tensão que atendem, em geral, médias e grandes empresas e indústrias.

As redes de distribuição são as de baixa tensão que atendem consumidores residenciais, pequenos estabelecimentos comerciais e iluminação pública.

Dentro do mercado de energia elétrica, esse processo de distribuição citado acima também é conhecido como geração convencional — geração centralizada.

Até o ano de 2007, a única maneira de se consumir energia era através da geração convencional. Entretanto, em junho desse mesmo ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica regulamentou uma nova comercialização e distribuição de energia no Brasil, a qual conhecemos por Geração Distribuída (GD).

Mas o que é Geração Distribuída?

Geração Distribuída é a expressão utilizada para esse novo conceito de compensação de energia elétrica no Brasil. Sua principal característica é que a geração elétrica é realizada junto ou próxima dos consumidores dentro da rede da distribuidora que aquela unidade consumidora se encontra.

Esses micro e minigeradores são capazes de abastecer residências, comércios e indústrias próximos ao centro de carga, e podem ter até uma injeção de carga na rede de até 5MW de potência. Suas construções não dependem de concessões, e suas permissões ou autorizações governamentais são, em geral, realizadas através de um processo simplificado.

A Geração Distribuída no Brasil

A Geração Distribuída no Brasil tem como base o net metering, no qual o consumidor-gerador (ou “prosumidor”, palavra derivada do termo em inglês prosumer — producer and consumer), após descontado o seu próprio consumo, recebe um crédito na sua conta pelo saldo positivo de energia gerada e inserida na rede (sistema de compensação de energia). Dessa forma, sempre que existir esse saldo positivo, o consumidor recebe um crédito em energia (em kWh) na próxima fatura e terá até 60 meses para utilizá-lo.

No entanto, os “prosumidores” não podem comercializar o montante excedente da energia gerada por GD entre eles. A rede elétrica disponível é utilizada como backup quando a energia gerada localmente não é suficiente para satisfazer as necessidades de demanda do consumidor-gerador. Geralmente, é o caso de fontes intermitentes de energia, como a solar.

Atualmente, o Brasil já ultrapassou a marca de 1 gigawatt (GW) de potência instalada em micro e minigeração distribuída de energia elétrica, e, segundo a ANEEL, a fonte mais utilizada para micro e minigeração distribuída, pelos consumidores brasileiros, é a solar fotovoltaica, com 82,6 mil micro e mini usinas e cerca de 870 megawatts (MW) de potência instalada. Em segundo lugar em potência instalada está a produção por Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), com 86 usinas e 81,3 MW de potência.

Painéis solares e vegetação. Uma dasformas de exemplificar o que é Geração Distribuída.
Energia solar é a fonte mais utilizada pelos brasileiros em Geração Distribuída.

E o futuro é altamente promissor. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em 2050, serão 70 GW de geração distribuída na matriz elétrica brasileira versus 54 GW de energia centralizada. Uma prova de que não só teremos energia de melhor qualidade, mas também iremos agredir menos o meio ambiente.

Benefícios e vantagens da Geração Distribuída

Uma das principais vantagens da Geração Distribuída sobre a geração convencional é que na primeira, conseguimos evitar as chamadas “perdas técnicas” de energia que ocorrem nas linhas da transmissão e distribuição. Como resultado, isso reduz bastante os custos para quem opta por esse modelo.

Outro fator vantajoso é o custo dos materiais e todo o trabalho que envolve a construção dessas linhas de transmissão e distribuição. Elas também dependem, sobretudo, de um planejamento centralizado, leilões para concedê-las e os impactos ambientais.

Grandes usinas podem causar impactos ambientais severos, como alagamento de extensas regiões ao seu redor, eliminando a fauna e a flora ali presentes. Além disso, elas causam interferências significativas no microclima da região onde estão inseridas.

Além disso, a Geração Distribuída também é benéfica porque:

  • Diversifica a matriz energética;
  • Gera empregos de qualidade;
  • Possibilita o desenvolvimento da cadeia produtiva nacional;
  • Melhora o aproveitamento dos recursos;
  • Traz maior eficiência energética nos empreendimentos.

Com todos esses benefícios, a GD consegue proporcionar que a energia seja compensada na tarifa do cliente e que ele tenha um valor muito atrativo. Isso garante um ótimo benefício econômico.

Focus e a GD

Atuando de maneira sólida no mercado de energia e com uma equipe com mais de 15 anos de experiência, a Focus, através de sua solução Focus+, trabalha com uma inteligência diferenciada de negócio, para que cada cliente receba energia elétrica de qualidade e com economia no valor da fatura. Todo o processo acontece de forma simples através da Geração Distribuída.

Portanto, trabalhamos para gerar desenvolvimento, ampliar a capacidade de produção energética regional e trazer os benefícios da energia limpa em nossos negócios.

Nosso foco é ser o agente em negócios de energia de nossos clientes. Oferecemos atendimento sob medida e identificamos oportunidades a partir de suas necessidades, independentemente de seu segmento.

Focus, energia para a vida

COMPARTILHAR

CATEGORIA

ARQUIVOS

ARQUIVO
focus_energia_logo
powe

Av. Magalhães de Castro 4800 Continental Tower – 9ºandar | Cidade Jardim São Paulo | CEP: 05676-120 | Telefone: + 55 11 3136-0011

© Focus Energia 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

© Focus Energia 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

Open chat
Fale com nossa área comercial