O crescimento da energia renovável no Brasil

Uma mão segura uma lâmpada acessa em uma floresta para simbolizar a importância da energia renovável

A energia renovável no Brasil vive um importante momento de crescimento, com a utilização de fontes voltadas tanto à economia quanto à sustentabilidade.

Essa mudança faz parte de uma tendência que tem guiado empresas preocupadas e conectadas com o futuro.

Entenda o avanço da energia renovável brasileira, seu impacto positivo para as empresas e para a sociedade e quais os motivos que tornam seu uso tão viável.

Energia sustentável para transformar o mundo

O uso exagerado das fontes de energia não-renováveis nos últimos anos acendeu um grande alerta em todo o mundo.

Se não melhorarmos nossos hábitos, teremos, em um curto espaço de tempo, escassez de recursos naturais e graves impactos ambientais, com grandes chances de serem irreversíveis.

Uma comprovação desse fato é o estudo Dia da Sobrecarga da Terra.

Calculado pela organização internacional Global Footprint Network (GFN), tem como intuito analisar minuciosamente como cada nação consome, explora e repõe seus recursos naturais, a fim de descobrir em qual dia, no prazo de um ano corrido, o país em questão atingirá o limite do uso sustentável de recursos naturais, gerando uma média entre os que utilizam mais e os que utilizam menos.

Os resultados, obviamente, são espantosos.

A superexploração dos recursos que nosso meio ambiente oferece também pode ser comprovada através de outro dado.

Segundo o World Wide Found for Nature (WWF) — Fundo Mundial para a Natureza — se mantivermos esse ritmo de uso, os níveis de qualidade de vida começarão a diminuir por volta de 2030.

Ainda de acordo com a ONG, são consumidos 20% a mais de recursos em relação à quantidade regenerada, e esse percentual não para de crescer.

Com esse cenário preocupante apresentado a todo o mundo, fica claro que a principal maneira de solucioná-lo é apostar cada vez mais em fontes de energia renováveis.

O mundo corporativo já se atentou a esse fato, tanto que o conceito ESG não para de crescer entre empresas, indústrias e comércios.

Sabemos que fontes de energia renováveis são aquelas que possuem a capacidade de reposição natural em nosso meio ambiente.

Algumas delas, como o vento e a luz solar, são até permanentes, garantindo matéria-prima para os próximos anos com tranquilidade.

Outras, como a água, que embora possam extinguir devido ao mau uso, também se mostram valiosíssimas opções na geração de eletricidade e abastecimento da população.

E quando falamos de energia renovável no Brasil, estamos falando de um imenso potencial energético. Veja só!

O potencial energético sustentável brasileiro

Um dos fatos mais repercutidos em todo o mundo sobre o Brasil é a nossa abundância de fauna e flora.

Devido à nossa localização geográfica — o país é cortado pelo Trópico de Capricórnio e pela Linha do Equador — nossa geografia é repleta de diversidades e isso faz com que nosso país tenha um potencial energético sustentável imenso.

Esse potencial de energia renovável no Brasil pode ser percebido ao analisar nosso cenário hidrográfico.

A hidrografia do Brasil é o conjunto que engloba as bacias hidrográficas, Oceano Atlântico, os rios, lagos, lagoas, arquipélagos, golfos, baías, cataratas, usinas hidrelétricas, barragens, entre outros.

De acordo com os órgãos governamentais, existem no Brasil doze grandes bacias hidrográficas, sendo que sete têm o nome de seus rios principais: Amazonas, Paraná, Tocantins, São Francisco, Parnaíba, Paraguai e Uruguai; As outras são agrupamentos de vários rios, não tendo um rio principal como eixo, por isso, são chamadas de bacias agrupadas.

Ou seja, o Brasil é um país abundante em termos fluviais, o que o torna um potente gerador de energia através dos fluxos das massas de água, como em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e/ou em Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs).

Se quisermos explorar outra fonte de energia renovável no Brasil, podemos apostar na solar.

Em países como o nosso, em que a incidência dos raios de sol é intensa durante boa parte do ano, a energia solar também se mostra como ótima alternativa na obtenção de eletricidade.

Não à toa, a fonte de energia renovável no Brasil com maior potencial de crescimento é ela.

Em 2020, o uso de energia solar cresceu 70%, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus.

No Brasil e também no mundo. Segundo estudo divulgado pela International Energy Agency (IEA) — Agência Nacional de Energia — a energia solar fotovoltaica está no caminho para se tornar a fonte energética número um do mundo até 2035.

 

Central Geradora Hidrelétrica (CGH) transformando a força da água em eletricidade
A energia hídrica, proveniente da força das águas, é uma das alternativas de energia renovável no Brasil.

O cenário da energia renovável no Brasil

O Brasil tem uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, atrás apenas da China e dos EUA.

Em 2017, cerca de 80% de toda a energia gerada no país foi por meio das fontes renováveis, tendo como maior parte (mais da metade) a força das águas, responsável pela energia hídrica.

Além dela, também aparecem com destaque de capacidade instalada em nosso país:

  • Hídrica: 104,34 GW;
  • Biomassa: 14,76 GW;
  • Eólica: 2,05 GW;
  • Solar: 2,05 GW;
  • Ondomotriz: 0,05 MW.

O aumento da participação das fontes de energia renováveis — ou energia limpa , como também é conhecida — já é uma realidade na reformulação das matrizes de energia de inúmeros países.

O Brasil é líder nesse processo: somos responsáveis pela produção de 7,2% de toda a energia renovável mundial.

Focus e a energia renovável no Brasil

Pensando em nosso planeta e em negócios mais sustentáveis, iniciamos nossos investimentos em geração de energia renovável e limpa em 2017, com a operação de duas CGHs em Barbacena (MG), uma em Ilhéus (BA) e outra em Lavras (MG), passando a oferecer novas opções de aquisição de energia no Ambiente de Contratação Livre e na Geração Distribuída para nossos clientes.

Agora, a Focus expande seus investimentos e aposta em usinas fotovoltaicas (UFVs), que contam com um grande número de placas solares e materiais semicondutores, como o silício, capazes de transformar a energia solar em corrente elétrica.

Em fase de desenvolvimento, nossas duas UFVs gerarão até 672 MW (juntas) de energia renovável e limpa para nossos clientes.

Seja um consumidor de energia renovável, tenha benefícios como eletricidade limpa, acessível e de qualidade e transforme sua empresa hoje mesmo.

Fique por dentro também de tudo o que acontece no mercado energético brasileiro e de todos os nossos projetos através de nossas redes sociais.

Focus, energia para a vida.

 

 

COMPARTILHAR

CATEGORIA

ARQUIVOS

ARQUIVO
focus_energia_logo
powe

Av. Magalhães de Castro 4800 Continental Tower – 9ºandar | Cidade Jardim São Paulo | CEP: 05676-120 | Telefone: + 55 11 3136-0011

© Focus Energia 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

© Focus Energia 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

Open chat
Fale com nossa área comercial