Consumo ponta e fora ponta: o que é?

Engenheiro eletricista mede consumo de energia de uma indústria através de aparelho específico

Você sabe o que é consumo ponta e fora ponta e como são definidos seus valores? Esse é um tema que pode gerar dúvidas nos consumidores.

Tanto o consumo de energia quanto sua demanda passam por variações durante o dia.

Essas variações estão ligadas aos termos “ponta” e “fora ponta”.

Preparamos um conteúdo para que você saiba como identificar o seu consumo de energia elétrica com base nesses parâmetros.

Entendendo o consumo de energia elétrica

Por mais que pareça algo simples, o consumo de energia elétrica carrega algumas particularidades que alteram significativamente seus valores e medições.

Atentar-se a essas questões é algo muito importante para entender como o consumo de energia pode interferir na produção de sua empresa.

Para o consumo básico de eletricidade de qualquer estabelecimento, é necessário identificar e relacionar dois valores diferentes: demanda e consumo.

A primeira, medida em kW, é uma potência de valor fixado e que tem como objetivo estipular qual a carga elétrica necessária — em kW — para que todos os equipamentos, maquinários e dispositivos que necessitam de eletricidade possam funcionar.

Já consumo, é essa potência vezes o número de horas em que esses equipamentos, maquinários e dispositivos estarão funcionando.

Por conta disso, seus valores são variáveis e sua unidade de medida é o kWh.

Lembrando que os processos de identificação de valor de demanda e a compreensão sobre consumo são uns dos itens mais importantes no momento de planejar os gastos de sua empresa.

Por isso, não deixe de contratar uma gestão energética industrial especializada para que tudo saia da melhor maneira possível no funcionamento de seu negócio.

É nessa gestão energética também que será avaliada a necessidade de sua empresa por uma demanda contratada para todos os horários do dia — a conhecida tarifa horária verde — ou se irá necessitar de demanda para o horário ponta e o horário fora ponta — tarifa horária azul — com valores diferenciados para cada horário.

Vamos entender o que são esses valores e quais suas características?

Tarifa horária azul: consumo ponta e fora ponta com valores diferentes

Em nosso dia a dia, o consumo de energia elétrica varia bastante por conta de nossos hábitos e rotinas.

No ambiente de consumo de um estabelecimento comercial, não é diferente.

Os valores de demanda e consumo geralmente são diferentes entre o horário comercial — do expediente — e a madrugada.

Para definir e considerar os valores baseados em cada momento de demanda e consumo, foram determinados dois “tipos” diferentes, aos quais chamamos de consumo ponta e fora ponta — ou horário ponta e o horário fora ponta, como também são conhecidos.

Vale destacar que esses valores são diferenciados nas tarifas mensais de consumidores do Grupo A, ou seja, aqueles que são atendidos em alta tensão de energia.

Consumo ponta

É um período de três horas consecutivas, com exceção para os sábados, domingos e feriados, definido pela concessionária local, que se baseia nas características de seu sistema elétrico.

Geralmente, esse período acontece entre às 18h e às 21h, horário com maior consumo de energia durante o dia.

No período de consumo ponta, o valor da tarifa de energia e demanda chega a três vezes o valor da tarifa cobrada nas demais horas do dia.

Mas, por quê?

Esse aumento nas tarifas ocorre, principalmente, como argumento de incentivo ao não consumo de energia elétrica em um momento de pico.

Ou seja, seu intuito é estimular que estabelecimentos pertencentes ao Grupo A consumam em horários diferentes.

Isso acarretaria em melhores dimensionamentos e distribuições nas malhas de transmissão e, consequentemente, evitaria uma possível crise energética causada por sobrecarga.

Além disso, devido ao consumo em horário de pico, seria necessário um sobredimensionamento para atendimento da demanda por energia elétrica apenas dentro desse período de 3 horas.

Isto é, além de ser perigoso, seria altamente custoso às concessionárias.

Consumo fora ponta

O horário fora ponta corresponde ao período em que o consumo de energia elétrica é mais baixo, e, por consequência, a capacidade máxima das linhas de transmissão está longe de ser atingida.

Acontece, geralmente, em dois intervalos: das 00h às 17h59 e das 21h às 23h59.

Lembrando que quem define em quais horários serão os períodos de horário ponta e horário fora ponta são as concessionárias locais.

Durante esse período, as tarifas de energia elétrica e demanda não sofrem acréscimos.

Aqui, o intuito é diretamente o oposto do que acontece com o horário ponta: estimular o consumo de energia elétrica durante os períodos em que, supostamente, há menor fluxo de usuários de eletricidade.

Com isso, as linhas de transmissões, agora sem excesso de dimensionamento, trabalham com níveis superiores de aproveitamento e de fornecimento de eletricidade.

Gestor faz contas para tentar reduzir o gasto de energia elétrica de sua empresa através de seu consumo ponta e fora ponta
Se atentar aos valores das tarifas no consumo ponta e fora ponta pode trazer significativa redução de custos à sua empresa.

Mas, por que é tão importante conhecer esses períodos?

Entender como funciona o consumo de energia elétrica de sua empresa e o quanto é gasto com ele é primordial na busca de uma redução de custos.

A falta dessa informação ou seu mau uso podem encarecer em até três vezes as tarifas mensais, como vimos acima.

Além disso, entender a respeito das diferenças dos períodos também pode otimizar os processos e as operações de seu negócio.

Caso não seja possível diminuir ou interromper o consumo de energia durante o horário ponta, a Focus, através de uma gestão energética eficiente, pode apresentar outras alternativas frente ao deslocamento de consumo no horário fora ponta.

Focus: gestão energética eficiente

Com sólida atuação e mais de 15 anos de experiência no mercado brasileiro de energia, trabalhamos para gerar desenvolvimento e para ampliar as capacidades de produção energética, trazendo aos nossos clientes as melhores oportunidades.

Atuando em quatro segmentos, trabalhamos de maneira individualizada para proporcionar os melhores resultados em comercialização de energia, gestão de energia, Geração Distribuída e geração de energia.

Conheça mais sobre a Focus através de nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas soluções e todas as novidades do mercado brasileiro de energia.

Focus, energia para a vida.

 

 

COMPARTILHAR

CATEGORIA

ARQUIVOS

ARQUIVO
focus_energia_logo
powe

Av. Magalhães de Castro 4800 Continental Tower – 9ºandar | Cidade Jardim São Paulo | CEP: 05676-120 | Telefone: + 55 11 3136-0011

© Focus Energia 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

© Focus Energia 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

Open chat
Fale com nossa área comercial

ATENÇÃO! Em breve este site será descontinuado.

A Focus Energia agora é Eneva.

A partir de agora nossos clientes e parceiros passam a contar com a experiência de uma das maiores operadoras integradas de energia do Brasil, com maior capacidade de investimento e com novas soluções de energia para o seu negócio. Acesse www.eneva.com.br para conhecer mais sobre a Eneva e as nossas soluções em energia.

Siga as nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: