Consumidor Livre de energia: minha empresa se enquadra na categoria?

Mini carrinho de compra com duas lâmpadas dentro para ilustrar a compra e venda de energia no mercado livre de energia

No mercado livre de energia, o chamado consumidor livre de energia tem a possibilidade de adquirir tanto a energia convencional quanto a incentivada.

Para se enquadrarem nessa categoria, as empresas precisam ter uma demanda mínima de 1,5 kW.

Caso essa seja a situação atual do seu negócio, este artigo é para você.

Entenda todos os benefícios que sua empresa pode ter e como fazer a escolha certa entre energia convencional ou incentivada.

O consumidor dentro do mercado livre de energia

Ao abordarmos por aqui como migrar para o mercado livre de energia , mostramos os dois tipos de consumidores que existem no ambiente — os Livres e os Especiais — e qual critério de diferenciação os separam: o valor de demanda contratada.

Esse critério continua válido; porém, com uma alteração importante referente ao valor mínimo de demanda para os Consumidores Livres e que merece atenção.

Com a Portaria 465/2019, que dá continuidade às iniciativas da Portaria 514/2018, a partir de janeiro de 2021, toda carga com demanda de energia igual ou superior a 1.500 kW poderá ser caracterizada como livre e optar entre Energia Convencional ou Energia Incentivada.

A mudança substancial vem para alterar os requisitos anteriores, que diziam que os Consumidores Livres deveriam apresentar demanda contratada mínima de 2.000 kW.

Mas o que essa mudança significa?

Em primeiro lugar, um leque maior de empresas, indústrias e comércios se enquadrando como Consumidores Livres após a diminuição pela metade da carga elétrica exigida.

Consequentemente, mais empresas migrando para o mercado livre representam uma perspectiva de crescimento da modalidade.

Atualmente, 32% da energia consumida no Brasil já provém dele.

Paralelo a isso, migrar para o Ambiente de Contratação Livre dá à sua empresa um poder de decisão valioso para negociar a compra e venda de energia com autonomia, optando por contratos de acordo com as suas necessidades, gerando economia de custos e otimização operacional.

Por último, ser um consumidor livre de energia também permite que sua empresa escolha entre fonte incentivada ou fonte convencional.

Quais as vantagens de cada uma?

Energia Convencional

A Energia Convencional é aquela gerada a partir de fontes não renováveis; isto é, elas não podem ser produzidas e/ou extraídas infinitamente da natureza.

É chamada convencional pelo fato de ser gerada em estruturas como hidrelétricas e termelétricas — as mais comuns no mercado — e possui alta eficiência energética, fácil transporte, baixo custo, entre outros benefícios.

Esse tipo de energia não concede desconto na Tarifa de Uso de Sistema de Distribuição — TUSD (tarifa de transporte ou transmissão de energia) — e tem maior liquidez no mercado livre frente às fontes incentivadas.

Ela pode ser fornecida por dois tipos de combustíveis — fóssil e nuclear — e somente os consumidores livres podem consumi-la.

Energia Incentivada

As Energias Incentivadas foram criadas com o intuito de promover o desenvolvimento das fontes alternativas no processo de geração de energia — daí o conceito de incentivo.

Estabelecidas pelo Governo, elas estimulam a expansão de geradores de fontes renováveis, como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), Biomassa, Eólica e Solar.

O comprador desse tipo de energia pode receber descontos de 50%, 80% ou até 100% na tarifa de uso do sistema de distribuição, dependendo da fonte.

Pelo fato de ser um tipo de energia obtida através de fontes renováveis, seus benefícios englobam aspectos ambientais, econômicos e sociais.

Optar por energia incentivada pode, por exemplo, desenvolver a economia local através da geração de empregos e segurança na distribuição de eletricidade.

Ela também é muito menos custosa para o consumidor.

Além de pagar menos em suas tarifas, ele ainda recebe energia limpa, de qualidade e que colabora para a construção de um futuro mais saudável ambientalmente.

Ao se enquadrar como consumidor livre de energia, deve ser feito estudo de viabilidade para verificar qual fonte de energia trará melhor benefício econômico.

Uma dica de como proceder nesse momento de escolha é trabalhar em parceria com empresas especializadas em gestão energética.

A Focus tem um sólido relacionamento com todas as empresas do setor elétrico e anos de experiência em contratos, negociações e fornecimento de energia para assessorar sua empresa nesse momento de decisão.

Malhas de transmissão de energia elétrica
A Portaria 465/2019 alterou a demanda exigida para se enquadrar como consumidor livre de energia.

Como saber se minha empresa se enquadra como consumidora livre de energia?

O primeiro e mais importante passo é identificar a demanda contratada de sua empresa.

Caso ele seja igual ou superior a 1.500 kW, sua ingressão ao mercado livre como consumidor livre de energia será aceita.

Mas, como faço para identificar o valor da demanda contratada?

Se sua empresa possui um consumo de energia elétrico elevado, com toda a certeza existe um item chamado “demanda” em sua fatura.

Pouco percebido, mas muito importante, é ele quem determinará quanta carga elétrica será necessária para suprir o funcionamento e as operações de seu negócio.

Além disso, identificar corretamente a demanda contratada é fundamental para que, durante as operações de sua empresa, não haja falta de eletricidade, causada principalmente pela interrupção de fornecimento.

Devido à importância de identificar corretamente o valor da demanda contratada, sempre sugerimos que todo o processo de análise, quantificação e projetos sejam feitos por profissionais especialistas.

A Focus pode proporcionar à sua empresa uma análise individualizada da fatura de energia elétrica, para identificar, além da demanda contratada, itens como fator de carga, energia reativa e fator de potência, valores fundamentais para uma gestão energética assertiva.

Mas, e se o valor de consumo da minha empresa não se enquadrar no exigido, é possível alterar a demanda contratada?

Nesse processo de identificação é muito comum surgir essa dúvida.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o consumidor tem até 3 ciclos de faturamento — o equivalente a 90 dias — para pedir alteração no valor da demanda contratada estipulada no projeto.

É possível prorrogar esse período de avaliação, mas deve ser solicitado junto à concessionária e justificado.

Caso a avaliação nesses 90 dias ainda não seja satisfatória e a prorrogação do prazo não tenha sido aceita, também é possível solicitar alteração na demanda contratada uma vez a cada 12 ciclos de faturamento — o equivalente a 365 dias —, cabendo à concessionária aceitar ou não, dentro de um prazo de 30 dias.

Ou seja, mesmo que sua empresa não se enquadre neste momento devido ao valor de demanda contratada, é possível se planejar para se tornar um consumidor livre de energia em um momento futuro.

Para isso, contar com o acompanhamento de uma equipe especializada também é primordial.

Análises minuciosas, conhecimento de mercado e bom relacionamento entre os agentes fazem toda a diferença.

Focus: gestão energética certa para a sua empresa

Com mais de 15 anos de experiência no mercado energético brasileiro, a Focus tem como estratégia atuar de maneira sólida em comercialização de energia, Geração Distribuída, gestão de energia e geração de energia.

Trabalhamos de forma integrada para trazer aos nossos clientes as melhores oportunidades do segmento a fim de gerar negócios sustentáveis e uma parceria de longo prazo.

Quer se tornar um consumidor livre de energia e usufruir de inúmeros benefícios?

Entre em contato conosco e transforme a gestão financeira de sua empresa.

Para ficar por dentro das novidades de todos os nossos projetos, siga a Focus em nossas redes sociais.

Focus, energia para vida.

COMPARTILHAR

CATEGORIA

ARQUIVOS

ARQUIVO
focus_energia_logo
powe

Av. Magalhães de Castro 4800 Continental Tower – 9ºandar | Cidade Jardim São Paulo | CEP: 05676-120 | Telefone: + 55 11 3136-0011

© Focus Energia 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

© Focus Energia 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

Open chat
Fale com nossa área comercial