Compra e venda de energia elétrica: entenda o mercado

Homem com lâmpada na mão simboliza as ações de compra e venda de energia elétrica

A Focus realiza operações de curto, médio e longo prazos de compra e venda de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre, por meio da estruturação de produtos a preço fixo e/ou atrelado ao Preço de Liquidação de Diferenças (“PLD”) — que mostra o preço spot para comercialização de energia.

Tudo isso realizado de acordo com a necessidade dos clientes, cujo porte inclui desde grandes indústrias até pequenos comércios, por meio de parcerias com agentes de negócios e escritórios regionais.

Entenda mais sobre.

Mercado livre de energia e a liberdade de negociação

Dentre tantas vantagens que o mercado livre de energia oferece a seus consumidores, a liberdade de escolha no momento da negociação é sem dúvidas uma das mais impactantes.

Ela permite que o consumidor decida o melhor produto — energia elétrica — para seu negócio e o tipo de contrato ideal que se enquadre em suas necessidades, tornando o processo de compra e venda de energia algo dinâmico, benéfico e cada vez mais buscado.

Não à toa, atualmente, 32% da energia consumida no Brasil provém do mercado livre e a tendência é que nos próximos anos, esse número aumente cada vez mais, liderado pelas fontes de energias renováveis, outro grande benefício que o Ambiente de Contratação Livre possibilita aos consumidores.

O ambiente permite, ainda, a escolha por fontes diferentes de energia elétrica, divididas entre fontes incentivadas e fontes convencionais.

As fontes incentivadas produzem energia através das forças da natureza, como o Sol, a água e o vento, e possuem um limite de injeção de energia no sistema de até 30 MW.

Já as fontes convencionais produzem a chamada energia “convencional”, proveniente de outros geradores, como usinas térmicas a gás ou grandes hidrelétricas.

Para negociar e exercer o direito de compra e venda de energia dentro do mercado livre, é preciso se adequar em alguns requisitos, seguir alguns passos e também se enquadrar em um dos tipos de consumidores que existem no ambiente: os livres e os especiais.

Os Consumidores Livres devem apresentar demanda contratada mínima de 1.500 kW e podem optar entre Energia Convencional ou Energia Incentivada.

Já os Consumidores Especiais podem ser uma unidade ou um conjunto de unidades consumidoras localizadas em uma área adjacente ou de mesmo CNPJ, que tenha uma carga maior ou igual a 500 kW.

Vale destacar que os Consumidores Especiais podem contratar apenas Energia Incentivada.

Mão coloca lâmpada ao lado de pilhas de moeda para simbolizar o valor da energia elétrica
Compra e venda de energia elétrica: muito mais do que a simples relação entre fornecedor x consumidor.

Mas quem garante o fornecimento de energia?

A compra e venda de energia elétrica no mercado brasileiro é distinta e ocorre através de duas maneiras: entrega física e contratação de energia.

A entrega física, segue como responsabilidade da distribuidora, que deve cumprir as mesmas metas de qualidade definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Em contrapartida, a contratação de energia deve ser gerida pelo próprio consumidor ou algum representante e os seus contratos devem ser registrados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

É, de fato, uma liberdade de escolha de negociação impactante.

Contudo, esse poder de decisão, por mais que se apresente tentador e libertário, deve ser exercido através de contratos sólidos e acompanhado de uma assessoria especializada para gerir o planejamento energético de sua empresa.

Por que utilizar ajuda de uma assessoria no momento de compra e venda de energia elétrica?

Conforme vimos, a compra e venda do insumo no mercado vai muito além da simples relação “consumidor x fornecedor”.

Existem inúmeros pormenores e fatores que fazem toda a diferença no momento de migração e compra no ambiente e que podem reduzir custos e gerar boas oportunidades de negócios.

Um exemplo disso é se atentar constantemente ao Preço de Liquidação das Diferenças (PLD).

PLD

O Preço de Liquidação das Diferenças é um valor determinado semanalmente para cada patamar de carga com base no Custo Marginal de Operação, limitado por um preço máximo e mínimo vigentes para cada período de apuração e para cada submercado.

Os intervalos de duração de cada patamar são determinados para cada mês de apuração pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e informados à CCEE para que sejam considerados no Sistema de Contabilização e Liquidação (SCL).

É possível acompanhá-lo por conta própria, mas contar com o auxílio de uma empresa especializada para analisar boas oportunidades é um fator diferencial.

A CCEE realiza mensalmente o cálculo da média mensal do PLD por submercado.

O cálculo considera os preços semanais por patamar de carga – leve, médio e pesado – ponderado pelo número de horas em cada patamar e em cada semana do mês.

A Focus possui um sólido relacionamento com todas as empresas do setor elétrico e grande experiência na gestão e comercialização no mercado livre, além de possuir vasta experiência em negociações no Mercado de Curto Prazo.

Mercado de Curto Prazo

O Mercado de Curto Prazo (MCP), ou mercado spot refere-se à liquidação das diferenças de balanço energético entre os agentes.

Por exemplo, caso uma empresa compre mais energia do que utiliza em um determinado mês, essa sobra será liquidada ao PLD.

Contudo, essa liquidação é facultativa (opcional) ao consumidor, visto que existe a possibilidade de venda desse excedente de energia para um agente comercializador.

Com esse cenário, temos um mercado altamente importante para o consumidor; pois, se determinada empresa está com sobra de energia, ela pode vender por bons valores através das comercializadoras.

Além disso, o MCP elimina o risco de inadimplência por parte dos consumidores, visto que o que não foi usado pode retornar como ativo.

No Mercado de Curto Prazo não existem contratos, ocorrendo a contratação multilateral.

Focus e a compra e venda de energia elétrica

Atuando de maneira sólida no mercado energético brasileiro e com uma equipe com mais de 15 anos de experiência, a Focus permite aos seus clientes uma negociação de aquisição de energia elétrica rápida e eficiente.

Com um vasto setor de atuação, que abrange desde o varejo até mineração, pautamos nossas estratégias em uma busca constante de oportunidades que tragam valor de marca para suas operações.

Tenha maior poder de decisão, economia de custos, liberdade de escolha, entre outros benefícios agora mesmo e descubra como a Focus pode mudar o seu negócio.

Siga-nos também em nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades a respeito do mercado livre de energia e de nossos sólidos e constantes investimentos em gestão e geração de energia.

Focus, energia para a vida.

COMPARTILHAR

CATEGORIA

ARQUIVOS

ARQUIVO
focus_energia_logo
powe

Av. Magalhães de Castro 4800 Continental Tower – 9ºandar | Cidade Jardim São Paulo | CEP: 05676-120 | Telefone: + 55 11 3136-0011

© Focus Energia 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

© Focus Energia 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

Open chat
Fale com nossa área comercial