Como migrar para o mercado livre de energia

Mão coloca dado de madeira em cima de outros dados para representar o mercado de negócios

O Ambiente de Contratação Livre é onde os consumidores negociam a aquisição de energia elétrica diretamente com geradores ou comercializadoras, sem a obrigatoriedade de compra diretamente com a distribuidora local. Saiba como migrar para o mercado livre de energia.

Mercado livre de energia e o poder de decisão do consumidor

Já abordamos por aqui o que é o mercado livre de energia e quais os benefícios que ele proporciona àqueles que migram para sua modalidade . Aderir ao Ambiente Livre de Contratação permite que os agentes e os consumidores livres tenham autonomia para negociar e estabelecer em contratos os volumes de compra e venda de energia e seus respectivos preços. Cada unidade consumidora paga uma fatura referente ao serviço de distribuição para a concessionária local e uma ou mais faturas referentes à compra de energia.

Ou seja, a adesão ao mercado livre de energia traz um poder de decisão valioso e transformador, tanto na esfera econômica quanto na esfera ambiental. Isso representa um movimento disruptivo e se apresenta como fator diferencial para os próximos anos. No momento inicial, os esforços são voltados à conscientização de que é possível obter energia elétrica de qualidade e com economia significativa. E os resultados vêm sendo positivos.

De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o Brasil tem 30% da sua energia elétrica consumida no mercado livre. E esse número tende a aumentar a cada ano.

Contudo, um dos fatores impeditivos ou limitadores para a adesão ao ACL pode ser a dúvida do cliente de como proceder, o que fazer e como migrar para o mercado livre de energia.

Migrando para o Ambiente de Contratação Livre

É importante relembrar que no Ambiente de Contratação Livre existem dois tipos de consumidores: os especiais e os livres.

Os Consumidores Especiais podem ser uma unidade ou um conjunto de unidades consumidoras localizadas em uma área adjacente ou de mesmo CNPJ, que tenha uma carga maior ou igual a 500 kW. Vale destacar que os Consumidores Especiais podem contratar apenas Energia Incentivada.

Já os Consumidores Livres devem apresentar demanda contratada mínima de 1.500 kW — valor atualizado com a Portaria 465/2019 e que entrou em vigor a partir de primeiro de janeiro de 2021 — e podem optar entre Energia Convencional ou Energia Incentivada.

Mas como se tornar um Consumidor Especial ou um Consumidor Livre e migrar para o mercado livre?

Avalie os requisitos de demanda

Como citamos, é necessário um consumo mínimo para poder migrar. Avaliar essa demanda é o primeiro passo e a Focus pode te auxiliar nesse momento através de uma assessoria rápida, fácil e assertiva.

Revisão de contrato com a distribuidora

Migrar para o mercado livre significa consumir energia elétrica através de outras fontes fornecedoras. Por isso, o contrato com a distribuidora deve ser rescindido, no mínimo, com seis meses de antecedência.

Realize um estudo de viabilidade econômica

Migrar para o mercado livre pode proporcionar desconto de até 30% na fatura de energia elétrica, sem custos adicionais. Conte com a Focus para realizar o estudo de viabilidade econômica que determinará o quanto seu negócio irá economizar.

Envio de carta de denúncia de contrato à distribuidora

Um dos passos mais importantes de como migrar para o mercado livre de energia é o envio de uma carta de denúncia de contrato à distribuidora local. Após comunicar a denúncia dos contratos vigentes, também é possível antecipar a rescisão contratual. Mas lembre-se, isso implicará em multa.

Comprar energia elétrica no ambiente livre

Duas das principais vantagens de migrar para o mercado livre de energia são a liberdade de escolha e os contratos bilaterais com comercializadoras e/ou geradoras. A Focus atua como ambas e pode te auxiliar no momento de decisão de compra.

Carrinho de compras com uma Lâmpada em alusão ao mercado livre de energia
Entender como migrar para o mercado livre de energia pode transformar os custos de seus negócios.

Se adeque ao SMF

O Sistema de Medição para Faturamento (SMF) tem como finalidade o controle dos processos de contabilização de energia elétrica que estão sob responsabilidade da CCEE. Adequar-se a esse sistema é fundamental para atender às exigências de outro órgão regulador, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Realize sua adesão à CCEE

O último passo de como migrar para o mercado livre de energia é realizar a adesão à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica para poder fazer a modelagem dos contratos de energia comprados no ambiente. Caso não queira passar por esse processo burocrático, deixe nas mãos de comercializadoras como a Focus e tenha toda a regularização de modo prático e rápido.

Vale ressaltar que todo consumidor do mercado livre precisa ser agente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) ou deve ser representado por um comercializador varejista. Como essa é uma atividade que requer conhecimentos específicos e prazos rigorosos, recomenda-se que os consumidores que estejam migrando para esse ambiente (assinando pela primeira vez um contrato de compra e venda de energia no ambiente livre) procurem assessoria com os comercializadores de energia.

Com o aumento do número de migrações do mercado cativo (ACR) para o mercado livre, a presença de um ente intermediário nas negociações entre distribuidoras e consumidores é vital.

Quem participa da Câmara passa a ter voz ativa no setor elétrico e garante uma série de direitos relacionados às operações de comercialização.

Migre para o mercado livre de energia com a Focus

Entrar no Ambiente de Contratação Livre será um divisor de águas em seu negócio. A adesão permite transformações significativas e capazes de gerar economia e imagem de marca positiva ao associar sua empresa à visão sustentável que as fontes de energia renováveis carregam.

A Focus é a gestão energética certa para você e sua empresa, pois atua de maneira sólida no mercado brasileiro de energia. Com uma equipe com mais de 15 anos de experiência, temos a capacidade de permitir ao seu negócio uma aquisição de energia elétrica rápida e eficiente.

Conheça nossas soluções hidrelétricas, que oferecem inúmeras opções de aquisição de energia no mercado livre, e tenha maior poder de decisão, economia de custos, liberdade de escolha, energia limpa e de qualidade, entre outros benefícios e vantagens.

Focus, energia para a vida.

COMPARTILHAR

CATEGORIA

ARQUIVOS

ARQUIVO
focus_energia_logo
powe

Av. Magalhães de Castro 4800 Continental Tower – 9ºandar | Cidade Jardim São Paulo | CEP: 05676-120 | Telefone: + 55 11 3136-0011

© Focus Energia 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

© Focus Energia 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

Open chat
Fale com nossa área comercial