Como comprar energia elétrica no mercado livre de energia

Lâmpada acessa ao lado de várias moedas ilustra como comprar energia elétrica

Você e sua empresa sabem como comprar energia elétrica no mercado livre?

Primeiramente, é preciso considerar as vantagens da migração e se o seu negócio atende aos requisitos legais.

Para concluir a contratação, será necessário o apoio de uma comercializadora ou uma consultoria de energia.

Vamos explicar como todos esses trâmites acontecem.

Para comprar, é preciso migrar

O primeiro passo no processo de como comprar energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre é migrar para ele.

Já abordamos, inclusive, um conteúdo completo a respeito de todas as etapas necessárias para a migração.

Nesse processo, serão definidas características importantes, como em qual categoria de consumidor sua empresa entrará.

Também serão apresentados os tipos de energia — Incentivada ou Convencional — disponíveis para comercialização, definidas de acordo com as demandas necessárias para cada categoria de cliente.

Consumidores Especiais podem contratar apenas Energia Incentivada, desde que tenham uma carga maior ou igual a 500 kW e sejam uma unidade ou um conjunto de unidades localizadas em áreas adjacentes ou pertencentes ao mesmo CNPJ.

Caso sua empresa não atinja os 500 kW de consumo, existe a possibilidade de migrar para o mercado livre através da comunhão de cargas, um sistema que permite que diversas unidades consumidoras sejam atendidas em um único contrato.

Já os Consumidores Livres, a outra categoria de consumo do ambiente, devem apresentar demanda contratada mínima de 1.500 kW — valor atualizado com a Portaria 465/2019 e que entrou em vigor a partir de primeiro de janeiro de 2021 — e podem optar entre Energia Convencional ou Energia Incentivada.

Requisitos para migrar

Juntamente a essas análises, existem também alguns requisitos necessários para se tornar consumidor e comprar energia elétrica dentro do mercado livre.

São eles:

  • Revisão de contrato com a distribuidora;
  • Realização de estudo de viabilidade econômica;
  • Envio de carta de denúncia de contrato à distribuidora;
  • Adequação ao Sistema de Medição para Faturamento (SMF);
  • Adesão à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE);
  • Aquisição de energia no Ambiente de Contratação Livre.

A Focus cuidará de todas essas etapas para você e sua empresa, através de uma assessoria rápida e assertiva.

É possível, inclusive, iniciar agora o processo de migração para o mercado livre.

A compra de energia elétrica com a Focus

Para exemplificarmos como funciona a compra de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre, vamos explicar o passo a passo de aquisição junto à Focus:

Uma vez migrada ao mercado livre de energia, sua empresa já está apta a comprar o insumo dentro do ambiente.

Com isso, sua aquisição de energia passará a ser diretamente com geradores ou comercializadoras, sem a obrigatoriedade de compra com a distribuidora local.

A Focus, vale destacar, atua tanto como comercializadora quanto como geradora de energia e pode centralizar todo o processo para sua empresa.

Essa autonomia de compra permite que sua empresa negocie e estabeleça em contratos os volumes de compra e venda de energia e seus respectivos preços.

Sua empresa pagará uma fatura referente ao serviço de distribuição para a concessionária local e uma ou mais faturas referentes à compra de energia.

Suponha que seu negócio esteja enquadrado na categoria de Consumidor Livre e deseja contratar energia elétrica proveniente de fontes convencionais.

A Focus atuará como comercializadora na compra do insumo junto a uma concessionária e venderá à sua empresa a um valor fixo, bem mais acessível.

Ou então, suponha que, sendo Consumidor Livre ou Especial, sua empresa deseja a aquisição de energia verde, renovável.

A Focus atuará como geradora, através de nossas estruturas de geração de energia renovável, com as fontes solar e hídrica.

Além disso, em virtude do sistema elétrico brasileiro ser interligado, os agentes podem estabelecer contratos de energia entre quaisquer regiões do país.

O Sistema Interligado Nacional (SIN) — conjunto de instalações e equipamentos para coordenação e controle de energia elétrica no Brasil — é dividido em quatro submercados: Sul, Norte, Sudeste/Centro-oeste e Nordeste.

Ou seja, a adesão ao mercado livre de energia traz um poder de decisão valioso e transformador, tanto na esfera econômica quanto na esfera ambiental.

Lâmpadas acessas, carrinho de compras e moedas: uma ilustração sobre como comprar energia elétrica
O mercado livre de energia é a resposta de como comprar energia elétrica de qualidade e com economia de custos.

Quais as vantagens de comprar energia elétrica no mercado livre de energia?

Além de autonomia no momento de compra, trabalhar no ambiente livre traz outras vantagens ao consumidor:

  • Poder de decisão: o cliente tem a possibilidade de utilizar as melhores ferramentas para atingir os resultados desejados de consumo;
  • Contratos bilaterais: através de um contrato bilateral, o cliente é capaz de negociar preço, prazo, volume contratado, indexador e outras variáveis que se adequem à sua preferência;
  • Liberdade de escolha: o cliente é livre para escolher o melhor produto e tipo de contrato de acordo com suas necessidades;
  • Economia de custos: possibilidade de uma economia de até 30% na fatura de energia.

De maneira resumida, a principal vantagem do mercado livre de energia é a possibilidade que o consumidor tem de escolher, dentre os diversos tipos de contrato, aquele que melhor supre suas necessidades e atende suas características de consumo.

Como é feito o fornecimento da energia elétrica no mercado livre?

“Comprei energia elétrica no mercado livre. Quem irá fornecê-la à minha empresa?”

Essa é uma das principais dúvidas após o processo de compra no ambiente livre.

A entrega física da energia elétrica continua sob responsabilidade da distribuidora, permanecendo sua necessidade de cumprir as mesmas metas de qualidade definidas pela ANEEL. É uma obrigação oriunda da sua concessão.

Ou seja, fora o fato de sua empresa adquirir energia elétrica por um preço bem mais acessível, todo o funcionamento dos processos continua o mesmo.

A importância de uma boa gestão energética

Por mais que seja um processo que permita um grande poder de decisão e grande liberdade de escolha, ter uma gestão energética junto de sua empresa nos momentos de negociação é fundamental.

Uma assessoria especializada é capaz de orientar melhores preços, prazos e caminhos a serem seguidos no momento da compra.

O grande objetivo de uma consultoria em energia elétrica é trabalhar para garantir que os clientes tenham uma redução significativa nos preços e tarifas sem que a qualidade de seu consumo diminua.

Para isso, ela busca estratégias que visam operações estruturadas, através de análises pertinentes ao mercado.

Ou seja, é possível amplificar ainda mais os benefícios para sua empresa.

Focus: gestão energética eficiente

A Focus possui um atendimento personalizado que vai ao encontro das necessidades de cada cliente, garantindo as melhores oportunidades de negócio dentro do Ambiente de Contratação Livre.

Com uma vasta carteira de clientes distribuídos por mais de 350 pontos pelo Brasil e expertise em originação e desenvolvimento de grandes negócios estruturados, somos a empresa certa para trabalhar na gestão de sua energia elétrica.

Siga a Focus nas redes sociais para ficar por dentro de todos os nossos projetos e soluções, além de conferir todas as novidades a respeito do mercado energético brasileiro.

Focus, energia para a vida.

COMPARTILHAR

CATEGORIA

ARQUIVOS

ARQUIVO
focus_energia_logo
powe

Av. Magalhães de Castro 4800 Continental Tower – 9ºandar | Cidade Jardim São Paulo | CEP: 05676-120 | Telefone: + 55 11 3136-0011

© Focus Energia 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

© Focus Energia 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

Open chat
Fale com nossa área comercial