O Ambiente de Contratação Livre e o futuro do setor energético estão diretamente associados.
Além de ser o novo protagonista das ações de compra e venda do insumo, sua crescente utilização traz benefícios que vão desde economia de custos a seus adeptos, a intensificação da transição energética para matrizes renováveis até a liberdade de escolha.
Entenda como a modalidade irá moldar os próximos anos do mercado de energia elétrica mundial.
Um ambiente valioso e cada vez mais buscado
Liberdade de escolha, poder de decisão, contratos diferenciados e economia de custos. Quatro características valiosas que fazem do Ambiente de Contratação Livre uma oportunidade cada vez mais vantajosa para os consumidores.
Afinal, ter em mãos a possibilidade de utilizar as melhores ferramentas para atingir resultados desejáveis, ou então, negociar preço, prazo, volume contratado e outras variáveis, apresenta-se como o cenário ideal e perfeito para quem busca consumir energia elétrica de qualidade.
O ACL, como também é conhecido o Ambiente de Contratação Livre, está desde 1998 presente no mercado de energia nacional — preparamos um conteúdo que aborda sua origem e suas principais características, inclusive — e vem evoluindo consideravelmente com o passar do tempo.
Não à toa, 32% da energia consumida no Brasil provém do ambiente.
Suas características tornam a compra da energia elétrica um processo rápido, benéfico e sem complicações, colocando o ACL como protagonista das ações de compra e venda do elemento.
Também já abordamos como funcionam os processos, o que é preciso e de que forma é feita essa compra. Mas, basicamente, podemos resumir em:
- Migração para o Ambiente de Contratação Livre;
- Identificação de qual tipo de consumidor (Livre ou Especial);
- Análise da demanda necessária para o estabelecimento em questão;
- A compra em si.
Vistos todos os benefícios e as vantagens que o ambiente permite, os questionamentos que vêm à tona são: “até onde o ACL pode evoluir?”, “Ele será o novo modelo de aquisição de energia elétrica no futuro?”.
São essas perguntas e outros temas que abordaremos no conteúdo de hoje. Vamos lá?!
O futuro do mercado de energia
Quando se fala a respeito do futuro do mercado de energia, coloca-se em pauta assuntos primordiais, como acessibilidade, liberdade, transição energética e sustentabilidade. A tendência para os próximos anos — que já é realidade em muitos países, é verdade — é que o modelo de contratação convencional que existe atualmente tenha cada vez menos adeptos.
Proporcionar aos consumidores a autonomia para escolher as melhores condições de acordo com suas necessidades é fator fundamental desse futuro promissor e disruptivo. E essa condição, como vimos, é uma das principais características do Ambiente de Contratação Livre.
Ou seja, isso faz com que o ambiente livre esteja diretamente associado ao futuro do mercado energético.
Outro ponto importante a respeito do futuro do mercado de energia e do ACL é o de que o ambiente está transformando a cadeia, mas não a extinguirá. Isso porque através de seus modelos de contratação, os agentes responsáveis pelas etapas do ciclo de energia continuam quase os mesmos, com a adição das empresas comercializadoras.
As comercializadoras de energia são, basicamente, agentes responsáveis por facilitar a venda do insumo por parte das geradoras e oferecer aos consumidores preços mais acessíveis e contratos vantajosos. Por isso, o seu papel na cadeia é fundamental.
Sendo assim, temos a energia sendo gerada pelas geradoras, negociada pelas comercializadoras, comprada pelos consumidores e distribuída pelas concessionárias.
A Focus, vale destacar, atua tanto como geradora quanto comercializadora, e realiza análises sob medida para identificar as melhores oportunidades de acordo com a necessidade de cada cliente.
O futuro já começou?
Como vimos, mais de 30% da energia consumida no Brasil provém do ACL. Esse número é bem significativo, mas se comparado aos valores de outras nações, mostram que ainda temos muito a evoluir.
Isso pode ser evidenciado através do Ranking Internacional de Liberdade de Energia Elétrica, elaborado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL). No índice, o Brasil amargou, nos últimos anos, a 55ª posição, a penúltima entre as 56 nações presentes no levantamento. Estamos atrás de países como El Salvador (34ª) e Guatemala (43ª), por exemplo.


Contudo, medidas políticas estão sendo tomadas para mudar esse cenário em prol do avanço da liberdade energética em nosso país.
Atualmente, os Consumidores Especiais precisam ter uma carga maior ou igual a 500 kW. Vale destacar que essa categoria pode contratar apenas Energia Incentivada.
Já os Consumidores Livres devem apresentar demanda contratada mínima de 1.500 kW — no final de 2019 foi publicada a Portaria n° 465, pelo Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de reduzir os valores de demanda necessários para que os consumidores tenham acesso à escolha de consumo entre as energias incentivada ou convencional.
A medida, que entrou em vigor em janeiro de 2021, foi dividida em três etapas:
- 1ª etapa: a partir de 1° de janeiro de 2021, consumidores com carga igual ou superior a 1.500 kW podem se tornar Consumidores Livres;
- 2ª etapa: a partir de 1° de janeiro de 2022, consumidores com carga igual ou superior a 1.000 kW podem se tornar Consumidores Livres;
- 3ª etapa: a partir de 1° de janeiro de 2023, consumidores com carga igual ou superior a 500 kW podem se tornar Consumidores Livres.
Ao fim das três etapas, o Brasil passaria a ocupar 47ª posição, facilitando de maneira significativa o acesso dos consumidores ao ambiente livre.
Em paralelo a isso, está aguardando despacho o Projeto de Lei 414/2021, que cria a portabilidade da fatura de energia. Mas o que isso significa?
Que todos os consumidores, independentemente de valor carga, podem ter acesso ao ACL e seus benefícios. Tal medida faria com que o Brasil assumisse a quarta colocação do Ranking Internacional de Liberdade de Energia Elétrica.
Esse fato é, inclusive, um desejo da grande maioria dos consumidores de energia em nosso país: ainda de acordo com a ABRACEEL — em estudo feito junto ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) — 80% do brasileiros gostariam de escolher a empresa que fornece a sua energia elétrica.
Ou seja, a tendência é que, nos próximos anos, o mercado de energia brasileiro sofra grandes transformações, lideradas, entre outros fatores, pelo acesso de seus consumidores ao Ambiente de Contratação Livre.
Transição Energética e fontes renováveis
Outro fator fundamental que coloca o ambiente livre como protagonista no futuro do mercado de energia é a transição da matriz energética mundial para fontes renováveis.
O grande conceito da transição energética é colocar a sustentabilidade como foco na pauta de elaborações e construções de novos projetos de energia. Auxiliada pelo conceito ESG, a transição energética traz benefícios como:
- Redução de custos;
- Diminuição da pegada de carbono;
- Melhoria da infraestrutura de energia em todo o mundo.
Ou seja, uma transição energética ideal deve contar com um sistema de geração de energia que garanta segurança de abastecimento, respeito ao meio ambiente, menos desperdício e eficiência energética.
Mas onde se encaixa o Ambiente de Contratação Livre nessa equação?
Através do ambiente livre, os Consumidores Livres e os Especiais podem contar com energia elétrica proveniente de fontes renováveis através da contratação da chamada Energia Incentivada.
É possível, por exemplo, contratar energia oriunda de Centrais Geradoras Hidrelétricas, que causam baixo impacto ao meio ambiente onde estão instaladas e geram eletricidade através da força das águas.
Ou então, através de energia solar fotovoltaica, proveniente de painéis solares que transformam o calor dos raios solares em eletricidade.
Focus: empresa consolidada no mercado brasileiro de energia
Com mais de 15 anos de experiência no mercado brasileiro de energia, a Focus trabalha com o propósito de promover a energia como fonte de desenvolvimento e crescimento da economia nacional.
Através de sustentabilidade e projetos inovadores, levamos aos nossos clientes soluções que impactam de maneira positiva e direta em seu negócio, independentemente de qual seja o setor de atuação.
Migre para o Ambiente de Contratação Livre com a Focus e dê início ao futuro.
Siga a nossa rede social para ficar por dentro de todas as novidades referentes ao mercado de energia e confira a seção de blog para conhecer ainda mais a respeito do segmento.
Focus, energia para a vida.