4 motivos para investir em ações de empresas de energia solar e outras fontes limpas

Homem estuda a possibilidade de investir em ações de empresas de energia solar

Além de motivos para você investir em ações de empresas de energia solar, este artigo traz as vantagens referentes aos investimentos em empresas focadas em fontes de energias limpas e renováveis como um todo.

Esse é um setor que tem crescido e que vem alinhado com a proposta de modelos de negócios mais sustentáveis.

Sustentabilidade em todos os aspectos

Já abordamos diversas vezes por aqui a crescente preocupação do mercado mundial com o mau uso dos recursos naturais de nosso planeta.

Conceitos como o ESG e ações mais específicas, como a de transição energética, fazem parte do cotidiano corporativo, governamental e social dos grandes centros econômicos mundiais.

A mudança de comportamento está pautada em novas alternativas de negócios — comercialização e consumo — com base em ações sustentáveis voltadas ao meio ambiente; afinal, o principal benefício de toda essa movimentação é a perspectiva de um futuro bem mais equilibrado em aspectos ambientais.

Contudo, é primordial ter em mente, também, o poder monetário que esse novo comportamento pode trazer.

Há uma falsa ideia de que ações sustentáveis e lucro são termos que não caminham juntos, não se misturam.

Muito pelo contrário.

Trabalhar a sustentabilidade é justamente trabalhar de maneira harmoniosa todos os comportamentos e todos os investimentos de qualquer negócio, a fim de gerar sustentabilidade para o mundo (o “pensamento verde”) e sustentabilidade financeira (a “economia verde”).

Existem diversas maneiras de incentivar e trabalhar a sustentabilidade econômica em um negócio.

Uma delas é apostar na compra de ativos financeiros de empresas focadas em serviços sustentáveis.

E uma boa aposta dentro desse universo é olhar com mais atenção para o segmento energético e suas fontes renováveis.

O poder das energias renováveis

As energias renováveis representam uma grande alternativa para o nosso futuro e estão cada vez mais em pauta nas decisões e modelos de negócios em todo o mundo.

Entretanto, nem sempre foi assim.

Há alguns anos, o sentimento perante as energias limpas era o de receio, principalmente quando o assunto era o investimento em ações.

Isso porque, entre outras coisas, as preocupações principais eram a respeito da dependência de subsídios públicos e o desconhecimento das tecnologias necessárias.

Atualmente, o cenário é outro.

Por isso, preparamos este artigo para mostrar 4 motivos para investir em ações de empresas de energia solar e outras fontes limpas de energia.

Crescimento das energias limpas no mundo

As fontes de energia limpa — como também são conhecidas as energias renováveis — já são uma realidade.

Passada a desconfiança e o desconhecimento de outrora, sua produção e consumo são importantes para a proteção do meio ambiente e para a melhora na qualidade de vida das pessoas.

Além disso, investir nelas é uma boa forma de garantir a sustentabilidade do planeta atrelada à visão de negócios.

Vale destacar que os valores investidos na implementação de fontes de energia renováveis vêm caindo drasticamente, fato que seduzirá e atrairá cada vez mais investidores, adeptos e consumidores.

Como prova disso, o fato da energia solar — uma das principais energias limpas — ser a fonte de energia que mais cresce no mundo.

Ou seja, investir em ações de empresas de energia solar, em meio ao aumento da importância delas no mercado, é uma excelente opção para aqueles que buscam diversificar seus investimentos.

Serão as energias do futuro

O ganho de conhecimento a respeito das energias limpas desmistificou as afirmações de que elas não funcionam quando o sol não brilha ou quando o vento não sopra.

O futuro do setor energético será consolidado através das energias renováveis e essa construção já começou.

No ano de 2019, países como a Inglaterra e os Estados Unidos — grandes protagonistas do mercado mundial — tiveram pela primeira vez em suas histórias mais energia elétrica proveniente de fontes renováveis do que as derivadas de combustíveis fósseis.

E a tendência é que esse fato se replique mais e mais vezes em grandes nações.

Ou seja, quanto mais cedo investir em ações de empresas de energias limpas, melhor o seu desempenho financeiro.

É uma conta simples: compre mais barato e veja seu valor aumentar consideravelmente à medida que sua importância for crescendo no mercado.

Painéis solares em um fim de tarde
Quer ampliar e diversificar seus investimentos? Investir em ações de empresas de energia solar é uma das melhores alternativas.

O conceito ESG

Não há como falar sobre investimentos em empresas de energias limpas e não citar o conceito ESG.

A sigla, que significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em português), vem transformando a maneira de se fazer negócios.

O ESG utiliza como métrica avaliações sociais, ambientais e corporativas e seus impactos na construção de novos projetos.

A mudança é tão significativa que alguns acionistas das principais bolsas de valores do mundo fazem questão que as empresas em que vão investir pratiquem o conceito ESG.

Para se ter uma ideia de como a mentalidade está mudando, Larry Fink, presidente da BlackRock — maior gestora de investimentos do mundo, com cerca de R$ 36,5 trilhões em ativos financeiros — anunciou em sua carteira anual de mercado que deixaria de investir em setores intensivos em carbono, como a indústria de carvão, realocando esses recursos para segmentos mais sustentáveis.

Ou seja, apostar em empresas que praticam o ESG não será uma opção. Será uma obrigação em um futuro não tão distante.

E investir em ações de empresas de energia solar, por exemplo, é uma maneira eficaz e assertiva de aplicar seu capital.

A incrível matriz energética brasileira

O Brasil tem uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, atrás apenas da China e dos EUA. 

Em 2017, cerca de 80% de toda a energia gerada no país foi por meio das fontes renováveis, a maior parte de fonte hídrica.

Isso nos coloca em uma posição altamente privilegiada no cenário das energias renováveis. Seja em investimento, consumo e/ou tecnologia.

O Brasil é líder nesse processo: somos responsáveis pela produção de 7,2% de toda a energia renovável mundial.

Enquanto isso, a matriz energética mundial tem apenas 13,7% de participação das energias limpas.

A diferença é enorme.

Ou seja, investir seu capital em empresas de energias renováveis brasileiras é altamente vantajoso.

Como decidir e definir em qual empresa investir?

Após vermos o quão benéfico é investir em empresas que trabalham a sustentabilidade no mercado de energia, é comum que surjam as dúvidas: “em qual empresa investir?” “Como avaliar em meio a tantas opções?”.

Como em qualquer mercado financeiro, é fundamental analisar minuciosamente detalhes básicos relacionados ao segmento da empresa em questão.

Nesse caso, podemos citar:

Pesquisa & Desenvolvimento

Procure por empresas que investem quantias significativas — de capital e material humano — em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias.

Esse item mostrará o comprometimento delas para com o mercado e, quanto maior seus esforços de inovação, mais provável o seu sucesso.

A Focus iniciou seus investimentos em geração de energia renovável e limpa em 2017, com a operação de duas Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) em Barbacena (MG), uma em Ilhéus (BA) e outra em Lavras (MG), passando a oferecer novas opções de aquisição de energia no Ambiente de Contratação Livre e na Geração Distribuída para nossos clientes.

Agora, expandimos nossos investimentos e apostamos em usinas fotovoltaicas, que contam com um grande número de placas solares e materiais semicondutores, como o silício, capazes de transformar a energia solar em corrente elétrica.

Em fase de desenvolvimento, nossas duas UFVs gerarão até 672 MW (juntas) de energia limpa.

Isso nos coloca como uma excelente opção para você que busca investir em ações de empresas de energia solar ou outras fontes limpas.

Capital privado

No momento de avaliar e escolher em qual empresa investir, é interessante evitar empresas que dependem excessivamente de subsídios estatais ou benefícios fiscais.

Os governos podem acabar retirando esses benefícios, o que deixaria qualquer investidor retido e sem saída.

Por isso, opte por empresas de capital privado e consolidadas em seus mercados.

Atuamos de maneira sólida no mercado energético brasileiro com uma equipe com mais de 15 anos de experiência e possuímos estratégias e vantagens competitivas diferenciadas para garantir êxito em seu investimento.

Focus e a visão de sustentabilidade

A natureza que gera recursos é a fonte das nossas soluções.

Por isso, trabalhamos para gerar desenvolvimento, para ampliar as capacidades de produção energética e para trazer aos nossos clientes as melhores oportunidades do segmento.

Conheça mais de nosso trabalho através de nossas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado energético brasileiro.

Focus, energia para a vida.

 

 

 

 

COMPARTILHAR

CATEGORIA

ARQUIVOS

ARQUIVO
focus_energia_logo
powe

Av. Magalhães de Castro 4800 Continental Tower – 9ºandar | Cidade Jardim São Paulo | CEP: 05676-120 | Telefone: + 55 11 3136-0011

© Focus Energia 2021. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

© Focus Energia 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Agência Digital em Campinas

Open chat
Fale com nossa área comercial